Clube Paçoca

Mário Mariones
edição 12

Ao acordar, avisou a mãe:
- Ai, ai! Hoje é dia de natação!
A mãe parecia não dar muita bola.
- Se quiser café, tem que fazer...
E a filha:
- Vou estrear meu biquíni...
A mãe não dava a mínima. Com cuidado especial voltado aos pés, varria os biscoitos do au-au, para depois colocá-los dentro da sacolinha do supermercado Frolini.
Lucinda escovava os dentes com vivacidade. Possuía um belo traseiro, safra Juliana Paes. Despediu-se avoada:
- Tchau mãe! Pode deixar que na volta eu pego o macarrão no Frolini!
Era a primeira aula. Clube Paçoca, natação para a terceira idade, mensalidades reduzidas. Pela piscina adentro, o desfile de orcas. Ali a mais fininha morria por umas cinco arrobas.
Ao cabo de duas horas, Lucinda tomava uma ducha escutando os sucessos da Ana Carolina. Esquecera o macarrão.
- Obrigada! - furiosíssima exclamou a mãe.
- Deixa que eu vou buscar ! - redargüiu a filha, estabanada secando a reluzente cabeleira.
A mãe bufava:
- Ou melhor: vou almoçar no Firmino! Você fica aí, vê se toma outro banho, vê se tira essas berebas do corpo que aquela piscina tá cheia de velha porca, como você tem coragem???
E saiu, batendo a porta com violência. Lucinda deixou cair a toalha no focinho do au-au. Piscina suja uma pinóia, ofendia-se. Ligou a tevê. Anúncio de veículos seminovos na filial da tevê Bandeirantes. Fim de carreira. Deixa ela, deixa, pensava, aborrecida, enquanto temperava o miojo de galinha caipira. Como não tinha de dar aulas naquela tarde, trancou-se no quarto para jogar Paciência, até a hora de ir dormir com as galinhas.
No dia seguinte lá estava ela novamente, no Clube Paçoca. Inconscientemente, visitava agora o semblante e a composição física das colegas, intrigada. Ihhh, deixa disso, Lucinda. Minha mãe só fala isso porque até hoje tem medo de por a cabeça dentro d’água!
Poucos minutos depois, final da aula se aproximando, uma robusta senhora, das mais porpetas, encara a turma na piscina e exausta desabafa, ofegante:
- Pessoal, alguém viu por aí meu band-aid?

É necessária a autorização do autor para cópia de qualquer texto desta revista
Respeite os direitos autorais, cite a fonte.

Contato: revista@mariajoaquina.org